uadPrograma Melhor em Casa

Constitui uma nova modalidade de atenção à saúde domiciliar, trazendo um escopo amplo de objeto e finalidades para as equipes que cuidam dos pacientes no domicílio, não focando somente na assistência, mas também aspectos de promoção, prevenção e reabilitação a saúde, utilizando, para isso, estratégias para a educação em saúde e tendo como uma das finalidades o aumento no grau de autonomia do paciente, do cuidador e familiares com garantia da continuidade do cuidado a assistência, e integrada as Redes de Atenção à Saúde.

O Programa Melhor em Casa contempla Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por profissional Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta ou Assistente Social e Auxiliar de Enfermagem, onde em casos mais complexos dispõe de uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), tendo como diferencial o profissional Psicólogo, Nutricionista e Fonoaudiólogo.

Para a inserção dos pacientes, há a necessidade de avaliação e análise de critérios previamente estabelecidos, de acordo com as modalidades do programa.

Modalidades da Atenção Domiciliar

AD1: Destina-se aos pacientes com menor complexidade de cuidados de saúde e dentro da capacidade de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF).

AD2: Destina- se aos usuários que apresentam impossibilidade/dificuldade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com necessidade de maior frequência de cuidado monitoramento contínuo da equipe EMAD/EMAP.

AD3: Destina-se aos usuários com o mesmo perfil dos pacientes AD2, acrescido do uso de algum equipamento de saúde.

SAS-SECONCI-SP-OSS - Rua Durval José de Barros, n.264 - CEP 03508-030 - Vila Matilde - SP - Fone:2289-0389 / 2289-0390

Copyright © 2017 sas-seconci.org.br. Desenvolvimento: SNSDesign